Recentemente, na busca de produtos mais naturais, encontreis os óleos vegetais e as essências naturais. Coisas tão antigas mas que foram uma verdadeira revolução na minha vida. Estava lendo um livro sobre o Império Romano (A mulher de Pilatos - muito legal, por sinal) e uma das principais "poções" de beleza das mulheres eram os óleos vegetais e as essências naturais.
Sempre tive a pele muito ressecada e problemas de todos os tipos com os cremes hidratantes vendidos por aí. Alergias de contato, dos cheiros ou até mesmo desconforto porque eles acabam fechando demais os poros da pele dando até uma sensação de calor.
Comecei utilizando um óleo de amêndoa (de verdade) comprado de um importador brasileiro. O produto vem da Espanha e é mesmo óleo de amêndoas. Atenção, não se engane: isso que a maioria dos lugares vende como "óleo de amêndoa" não é óleo de verdade nem muito menos de amêndoa.
O óleo de amêndoa de verdade é um óleo claro, quase transparente e se colocado contra a luz é límpido. O cheiro é delicioso, de amêndoa bem suave.
Depois conheci o óleo de côco, de semente de uva e de germe de trigo. São também uma delícia. Mas a mesma recomendação é válida: tem que ser de verdade. É possível encontrar estes óleos nas farmácias de manipulação ou nas lojas de produtos naturais.Também existem algumas empresas especializadas que fazem ou importam os óleos e vendem pela internet. Me indicaram três mas sei que existem outras. Deixarei os links no final do post.
Caso você queira experimentar com os óleos é muito legal também misturar algumas gotinhas de essências naturais neles. Compre essências boas e de verdade. Nada de sintéticas e químicamente formuladas ou então, como diz a minha amiga Naira, você acabará com cheiro de chiclete o dia inteiro.Ao comprar as essências, dê uma lida nas propriedades antes. Algumas são bem inofensivas mas outras podem ter efeitos mais fortes. É recomendado um cuidado super especial para aplicação das essências em grávidas, bebês e pessoas com problemas de pressão sanguínea. Também é importante dar uma olhadinha se a essência escolhida não é fotossensível e se pode ser exposta ao sol.
Um exemplo curioso é a essência de gerânio. Além de ter um cheiro super gostoso, ele é usado como um óleo de limpeza da pele e como tratamento para celulite. Além disso, tem propriedades antidepressivas e é super bom para ansiedade, frustração e tem efeitos calmantes. Diz-se que a essência de gerânio equilibra o sistema nervoso, podendo ser utilizada em casos de crianças hiperativas. Útil né?
Eu reitero meu pedido suplicante e de coração: compre produtos de qualidade, de boa procedência e naturais. De preferência, óleos obtidos através de pressão das sementes, flores e frutas a frio, se possível e sem utilização de produtos químicos. Lembre-se: eles estarão em contato direto com a nossa pele, que é o maior órgão do nosso corpo e que é capaz de absorver quase tudo que entra em contato com ela. Não subestime seu poder no funcionamento do nosso corpo.Claro que tudo que é natural e de verdade acaba sendo mais difícil de encontrar e quase sempre são mais caros. Mas acredite e invista. Se for somar a quantidade de produtos lixo que compramos ao longo da vida e não conseguimos usar porque são de péssima qualidade, você verá que vai valer a pena.
Até mais,
Cris.
Links para os produtos: http://www.newdirectionsaromatics.com/, www.ferquima.com.br, http://www.bysamia.com.br/
Sempre acreditei nisso. Adorei o seu artigo! Beijos no coração das duas!
ResponderExcluir