segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cada passo, uma pegada



A cada dia despertamos e após abrir os olhos, já estamos consumindo. Água, luz, gás ou qualquer que seja o recurso este é, provavelmente, o primeiro contato com o mundo exterior.
E o dia segue e o consumo segue. É claro que não podemos deixar de consumir. Não vivemos em uma sociedade utópica e nem no topo do Himalaia apenas meditando. Não se trata de radicalizar. O que todos precisamos fazer, diariamente, é trazer consciência para estes momentos, pois cada um deles deixa marcas. Minha dica: simplifique sua vida. Aproveite os momentos, as pessoas, a natureza, a vida e não as coisas.
O termo do momento é “pegada ecológica”. De acordo com a WWF, a pegada ecológica é uma estimativa que nos mostra até que ponto o planeta pode comportar as nossas necessidades. Até quando o planeta aguentará produzir, prover, renovar e absorver a existência humana.
As pesquisas da WWF mostram que um habitante da Terra hoje precisa em média de 2,2 hectares de terra para suas necessidades. Teoricamente temos disponível 1,8 hectare por pessoa e de acordo com a Global Footprint Network até mesmo com as projeções modestas de crescimento da população, ao redor de 2030 a humanidade necessitará dois planetas Terra para absorver todo dióxido de carbono liberado e para que possamos manter o lifestyle atual.
Vai dar? Não sei. Muitos de nós veremos com nossos próprios olhos. Quem não quiser arriscar, dê uma olhadinha no site do WWF e do Global Footprint Network e descubra o que é possível fazer para melhorar esta previsão. Até pequenas mudanças certamente farão a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário