Acabei aprendendo a fazer chilli beans e depois que deixei de comer carne, tive que fazer algumas adaptações na receita. Após a aprovação dos amigos, posto aqui a minha receita de Chilli Vegetariano. A receita é absolutamente modificável. Na cozinha, o importante é seguir o seu paladar e o seu gosto. Cozinhe com os olhos, com o nariz e com a boca. Sem isso, não tem graça.
Apenas fica uma dica: chame seus amigos, seus familiares e transforme a ocasião em lembranças divertidas.
A receita de margarita frozen, vou ficar devendo. Ainda não acertei. Se alguém tiver alguma dica, por favor poste por aqui. Prometo que testo todas.
Bjs,
Cris.
Chilli Beans Vegetariano
Ingredientes.
- 3 pimentões grandes. Pode ser um de cada cor para ficar bonitinho. Bem picadinhos.
- uma lata de tomate daqueles pelados ou 5 tomates frescos, também picadinhos.
- uma lata de extrato de tomate.
- aproximadamente 300 g de proteína de soja granulada. Fique à vontade para colocar conforme seu gosto. Lembre-se de antes de adicionar à receita, deixar a soja de 5 a 10 minutos de molho em água morna.
- ½ kilo de feijão previamente cozido com um pouco de sal, mas ainda bem "al dente". A quantidade de feijão também vai de acordo com o gosto.
- uma cebola, uns três dentes de alho amassados, azeite, sal à gosto e outros temperos de sua preferência.
- pimenta mexicana (chilli) ou tabasco. Para receita inteira, costumo colocar umas duas colheres de chá de tabasco. Mas coloque aos poucos porque isso é muito de gosto. O divertido é ficar BEM picante.
- quatro colheres de sopa de tequila.
Modus operandi.
Colocar o azeite, a cebola e alho, os pimentões e o tomates bem picados para refogar. Tampe e deixe uns minutos (10 mais ou menos) para fazer um caldinho.
Escorra a soja e coloque para fritar nesse refogado.
Adicione a tequila e em seguida o molho de tomate e deixe cozinhar.
Quando estiver bem apurado (mais ou menos uns 30 minutos, se precisar adicione água já fervente para não secar) coloque o feijão.
Adicione os grãos do feijão e bastante do caldo do cozimento. Coloque para começar umas 5/6 conchas. Se precisar ou quiser, vá colocando mais.
Deixe cozinhar mais um pouco (mais uns 30 minutos).
Se perceber que está líquido demais, com a colher vá pressionando os grãozinhos de feijão contra a panela para eles se desfazerem e o caldo vai engrossando.
Coloque uns dois tabletinhos de caldo de legumes.
Acerte o sal e coloque a pimenta ou o tabasco.
Deixe lá cozinhando, com muita paciência, coma uns petiscos, dê uma passeada, curta a família, enfim. Faça algo para passar o tempo. A pimenta precisa apurar, o feijão terminar de cozinhar e a soja tem que soltar o gosto. Quanto mais tempo, melhor. Quando sentir que a consistência está aquela mais grossa e que dá para comer com os dips, veja se sobrou algum grãozinho de feijão inteiro. Se não sobrou, coloque mais um pouco dos grãos que ficaram na outra panela. Ao acertar isso, é só servir.
Como é uma receita muito trabalhosa, eu sempre faço bastante e depois congelo em porções menores. Quando aparece aquela visita de última hora em casa, é só tirar e servir com uns salgadinhos e pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário